CURSO DE FORMAÇÃO: CONHECIMENTOS SOCIOECONOMICOS E CULTURAIS III


(QUESTÃO CONCURSO PÚBLICO - adaptada)

Observe atentamente a charge e, em seguida, assinale a opção que melhor se relaciona com a situação apresentada por ela.

                                                

 

 


As TIC nas escolas são usadas de forma enriquecedora para a prática dos professores.  
As escolas planejam a utilização dos recursos tecnológicos como um investimento na capacidade dos alunos de adquirir sua própria educação.
A utilização das TIC na escola é resultado de decisões colegiadas que respondam, de forma satisfatória, às iniciativas dos professores.
A contribuição mais significativa das tecnologias da informação e da comunicação é a capacidade para intervir como mediadoras nos processos de aprendizagem.
As TIC são muitas vezes usadas para reforçar crenças existentes sobre ambientes de ensino em que ensinar é explicar e aprender é escutar.

(PROVA UNIUBE)

Leia o texto e observe as imagens a seguir para responder à questão.

                                                              

                              

Conforme OSTROVER, em sua obra - Universos da Arte (1983), a relação do homem primitivo com a natureza era bem diferente da de hoje. O ser humano não se sentia rei do universo. As tribos, muitas vezes, identificaram-se através de figuras de animais. Sua atitude em relação aos animais era muito diferente, pois havia um sentimento de insegurança e dependência diante da natureza. Havia um profundo respeito por tudo, vivo ou não- vivo. Eles atribuíam vida às águas, às pedras, às montanhas, ao céu, às estrelas. Por isso, a arte na pré-história, pode ter vários sentidos. São hipóteses a partir dos estudos das pinturas rupestres (pinturas nas cavernas). Um dos sentidos está ligado à ideia da existência de um conflito de ordem moral que os povos primitivos viveram entre não caçar os animais, que eram considerados como seus ancestrais e a necessidade deste ato para a sobrevivência dos grupos. Outro sentido é a utilização da magia como instrumento de luta pela sobrevivência, diante de um mundo totalmente incompreensível e incontrolável e instrumento de conciliação com o espírito do animal morto.

 

Sobre o sentido da arte primitiva é CORRETO afirmar que:

 

(    ) O caçador pré-histórico acreditava ganhar poder sobre o animal por meio da sua representação nas cavernas, pondo a mão em cima dele como podemos ver na silhueta das mãos muito comum nas pinturas rupestres. (    ) O homem se sentia superior aos animais pois ele, por sua capacidade de criar armas, era capaz de caçá-los. (    )  É possível que o homem quisesse transferir as qualidades que ele admirava no   animal para si, comendo a carne deste animal. (    ) O animal representava um oponente digno e poderoso que possuía qualidades que eram admiradas pelo homem primitivo tais como energia e força física. (    ) O homem primitivo matava os animais por crueldade, pois eles serviam de alimento para o bando. Os animais teriam que ser mortos para que os homens sobrevivessem.

 

Estão CORRETAS as afirmativas contidas em:

 


I, II e V apenas.    
II e V apenas
II, IV e V apenas.  
I e IV apenas.  
I, III e IV apenas

 

(QUESTÃO CONCURSO - adaptada)

 

Observe a imagem para responder a questão:

 

                                                   

 

A integração mundial decorrente do processo de globalização ocorreu devido a vários fatores, dentre os quais

 


a multipolaridade que permitiu a ascensão de muitas novas potências.
as inovações tecnológicas principalmente no setor de telecomunicações.
os movimentos populares reivindicatórios de democracia.
a ampliação das ações humanitárias de organismos como a ONU.
a redução das diferenças de desenvolvimento entre as nações.

(ENADE - adaptada)

A “cidade” retratada na pintura de Alberto da Veiga Guignard está tematizada nos versos

         (A) Por entre o Beberibe, e o oceano

Em uma areia sáfia, e lagadiça

Jaz o Recife povoação mestiça,

Que o belga edificou ímpio tirano.

(MATOS, Gregório de. Obra poética. Ed. James Amado. Rio de Janeiro: Record, 1990. Vol. II, p. 1191.)

 

         (B) Repousemos na pedra de Ouro Preto,

Repousemos no centro de Ouro Preto:

São Francisco de Assis! igreja ilustre, acolhe,

À tua sombra irmã, meus membros lassos.

(MENDES, Murilo. Poesia completa e prosa. Org. Luciana Stegagno Picchio. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. p. 460.)

 

          (C) Bembelelém

Viva Belém!

Belém do Pará porto moderno integrado na equatorial

Beleza eterna da paisagem

Bembelelém

Viva Belém!

(BANDEIRA, Manuel. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1958. Vol. I, p. 196.)

 

        (D) Bahia, ao invés de arranha-céus, cruzes e cruzes

De braços estendidos para os céus,

E na entrada do porto,

Antes do Farol da Barra,

O primeiro Cristo Redentor do Brasil!

(LIMA, Jorge de. Poesia completa. Org. Alexei Bueno. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997. p. 211.)

 

          (E) No cimento de Brasília se resguardam

maneiras de casa antiga de fazenda,

de copiar, de casa-grande de engenho,

enfim, das casaronas de alma fêmea.

(MELO NETO, João Cabral. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. p. 343.)

 

É CORRETO afirmar que a pintura se refere aos versos de: 

 

 


Gregório de. Matos 
Murilo Mendes.
João Cabral de Melo Neto
Manuel Bandeira
Jorge de. Lima

(ENADE)

As obras abaixo são de artistas afrobrasileiros:

 

Considerando as figuras apresentadas, analise as seguintes afirmações a respeito da arte afrobrasileira.

 

I- É uma arte religiosa ligada ao universo cultural afrobrasileiro, restrita aos espaços sagrados.

II- É uma arte produzida por artistas brasileiros que se identificam com a temática afrobrasileira.

III - É uma arte impregnada pelo universo popular brasileiro, o que dificultou sua difusão na História da Arte.

IV - É uma arte que reflete a sensibilidade e o discurso identitário negro por intermédio de formas universais do diálogo artístico.

 

É CORRETO apenas o que se afirma em: 


III e IV  
I, II e III  
I, III e IV
I e II  
 II e IV  

(ENADE)

Os países em desenvolvimento fazem grandes esforços para promover a inclusão digital, ou seja, o acesso, por parte de seus cidadãos, às tecnologias da era da informação. Um dos indicadores empregados é o número de hosts, isto é, o número de computadores que estão conectados à internet. A tabela e o gráfico abaixo mostram a evolução do número de hosts nos três países que lideram o setor na América do Sul.

 

                                      

 

Dos três países, os que apresentaram, respectivamente, o maior e o menor crescimento percentual no número de hosts, no período 2003-2007 foram

 

 


Colômbia e Argentina
Argentina e Brasil
Colômbia e Brasil
Brasil e Colômbia
Brasil e Argentina

(QUESTÃO CONCURSO PÚBLICO)

 

Leia o texto a seguir para responder à questão:

 

Da mesma forma que a “quebra dos limites físicos” na Web possibilita a utilização de um espaço praticamente ilimitado para disponibilização de material noticioso (sob os mais variados formatos mediáticos), abre-se a possibilidade de disponibilizar online toda informação anteriormente produzida e armazenada, através da criação de arquivos digitais, com sistemas sofisticados de indexação e recuperação da informação. [...] Sem limitações de espaço, numa situação de extrema rapidez de acesso e alimentação (Instantaneidade e Interatividade) e de grande flexibilidade combinatória (Hipertextualidade), o Jornalismo tem na Web a sua primeira forma de Memória Múltipla, Instantânea e Cumulativa.

PALÁCIOS, Marcos. Jornalismo Online, Informação e Memória: Apontamentos. Disponível em: http://labcom-ifp.ubi.pt/files/agoranet/02/palacios-marcos-informacao-memoria.pdf  Acesso em: 05 dez. 2018.

 

A partir desta leitura, é correto afirmar:

 

 


A mídia impressa é comparada às pinturas rupestres, pois, apesar de sua capacidade de sobrevivência por séculos, não tem a qualidade dos conteúdos digitais.
Ao mesmo tempo em que a web permite a produção de grande quantidade de material, o armazenamento é seu ponto fraco, por isso os aparelhos e dispositivos de memória são cada vez maiores.
A web permitiu ampliar a quantidade de informação do conteúdo noticioso graças ao uso do hipertexto e à possibilidade de armazenar dados em espaços cada vez menores.
A maior vantagem do conteúdo digital é a produção em rede, graças ao advento da web 1.0, evolução da web, que trouxe a possibilidade de interação, como as redes sociais.
Mesmo sendo ultrapassada pela facilidade de produção digital, a mídia impressa leva vantagem sobre a digital, pois o armazenamento de conteúdo em papel é mais eficiente.

(QUESTÃO CONCURSO PÚBLICO)

 

Leia o texto a seguir para responder à questão:

 

Da mesma forma que a “quebra dos limites físicos” na Web possibilita a utilização de um espaço praticamente ilimitado para disponibilização de material noticioso (sob os mais variados formatos mediáticos), abre-se a possibilidade de disponibilizar online toda informação anteriormente produzida e armazenada, através da criação de arquivos digitais, com sistemas sofisticados de indexação e recuperação da informação. [...] Sem limitações de espaço, numa situação de extrema rapidez de acesso e alimentação (Instantaneidade e Interatividade) e de grande flexibilidade combinatória (Hipertextualidade), o Jornalismo tem na Web a sua primeira forma de Memória Múltipla, Instantânea e Cumulativa.

PALÁCIOS, Marcos. Jornalismo Online, Informação e Memória: Apontamentos. Disponível em: http://labcom-ifp.ubi.pt/files/agoranet/02/palacios-marcos-informacao-memoria.pdf  Acesso em: 05 dez. 2018.

 

 

A partir desta leitura, é correto afirmar:

 

 


A mídia impressa é comparada às pinturas rupestres, pois, apesar de sua capacidade de sobrevivência por séculos, não tem a qualidade dos conteúdos digitais.
Ao mesmo tempo em que a web permite a produção de grande quantidade de material, o armazenamento é seu ponto fraco, por isso os aparelhos e dispositivos de memória são cada vez maiores.
A web permitiu ampliar a quantidade de informação do conteúdo noticioso graças ao uso do hipertexto e à possibilidade de armazenar dados em espaços cada vez menores.
Mesmo sendo ultrapassada pela facilidade de produção digital, a mídia impressa leva vantagem sobre a digital, pois o armazenamento de conteúdo em papel é mais eficiente.
A maior vantagem do conteúdo digital é a produção em rede, graças ao advento da web 1.0, evolução da web, que trouxe a possibilidade de interação, como as redes sociais.

(ENADE)

Observe os textos a seguir para responder ao que é solicitado.

 

TEXTO I

 

Painel da série Retirantes, de Cândido Portinari.

Disponível em: . Acesso em: 24 ago. 2010.

 

TEXTO II

Morte e Vida Severina

(trecho)

 

Aí ficarás para sempre,

livre do sol e da chuva,

criando tuas saúvas.

- Agora trabalharás

só para ti, não a meias,

como antes em terra alheia.

- Trabalharás uma terra

da qual, além de senhor,

serás o homem do eito e trato.

— Trabalhando nessa terra,

tu sozinho tudo empreitas:

serás semente, adubo, colheitas.

- Trabalharás uma terra

que também te abriga e te veste:

embora com o brim do Nordeste.

- Será de terra

tua derradeira camisa:

te veste, como nunca em vida.

- Será de terra

e tua melhor camisa:

te veste e ninguém cobiça.

- Terás de terra

completo agora o teu fato:

e pela primeira vez, sapato.

— Como és homem,

a terra te darás chapéu:

fosses mulher, xale ou véu.

— Tua roupa melhor

será de terra e não de fazenda:

não se rasga nem se remenda.

— Tua roupa melhor

e te ficará bem cingida:

como roupa feita à medida.

 

João Cabral de Melo Neto. Morte e Vida Severina. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008.

 

 

Analisando o painel de Portinari apresentado e o trecho destacado de Morte e Vida Severina, conclui-se que:

 


Ambos mostram, figurativamente, o destino do sujeito sucumbido pela seca, com a diferença de que a cena de Portinari destaca o sofrimento dos que ficam.
Ambos revelam o trabalho dos homens na terra, com destaque para os produtos que nela podem ser cultivados.
O poema mostra um cenário próspero com elementos da natureza, como sol, chuva, insetos, e, por isso, mantém uma relação de oposição com a cena de Portinari.
Ambos mostram as possibilidades de desenvolvimento do homem que trabalha a terra, com destaque para um dos personagens.
O poema revela a esperança, por meio de versos livres, assim como a cena de Portinari traz uma perspectiva próspera de futuro, por meio do gesto.
(QUESTÃO CONCURSO)   Analise a charge abaixo:                                                                               Assinale a alternativa que apresenta a mensagem expressa na charge.    

No processo de globalização não há lugar para mão de obra pouco qualificada.
O processo de globalização ainda está restrito aos países mais ricos do mundo.
O mundo subdesenvolvido passa por um processo lento de globalização.
A globalização ainda não diminuiu as diferenças socioeconômicas entre a população.
A globalização é um processo democrático que acolhe toda a população mundial.
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